Detalhamento de RAMALHO LEITE ESCREVE; QUEM PAGA A LANTERNA?

RAMALHO LEITE

QUEM PAGA A LANTERNA?

 

A palavra da moda é mobilidade urbana. Antes se falava em fluxo de veículos, dificuldades de acesso, problemas de deslocamento. Tudo isso virou uma palavra chave:mobilidade. A construção de um sistema viário que evite a paralisação do trânsito com desperdício de tempo e combustível, além de não acabar com os nervos do motorista, se enfeixam no contexto de mobilidade. Esse é o grande desafio das cidades, em qualquer parte do mundo, talvez não  em Cuba, ainda usando os  poucos veículos produzidos na antiga Rússia, sem peças de reposição.Onde a industria automotiva ganhou corpo, as ruas incharam, com os veículos se arrastando.

A opção pelo automóvel, entre nós, começou na era JK. O automóvel fabricado no Brasil precisava de estradas de boa qualidade e elas foram surgindo. Enquanto as BRs surgiam, os ramais ferroviários eram apontados como deficitários, e em seguida, desativados. Essa conta fica para o Juarez Távora, antigo tenente de trinta e general do regime de 64. Segundo as estatísticas, só nos últimos dez anos, a frota de veículos no País cresceu mais de 400 por cento. E depois que desoneraram o automóvel da incidência do imposto (IPI), mantendo preços estáveis e tornando-o acessível a maior numero de brasileiros, ficou difícil dirigir. Nesta Cidade das Acácias, pior ainda.Um gerente de banco de origem sulista, me definiu essa dificuldade: “para onde eu vou, todo mundo vai... Tanto faz ir para a praia como para a zona sul”. E agora não tem hora melhor.Tá tudo dominado pelo excesso de veiculo e escassez de espaço.

A mídia nos dá noticia de que estão em andamento projetos que pretendem modificar a face da cidade. Se promete a implantação de sistemas sobre trilhos (VLTs) ou ônibus de alta capacidade e velocidade (BRTs) além da integração desses braços de transportes, até com ciclovias.Tudo muito bonito e projetado.Na verdade se faz uma meia-sola no final da Epitácio Pessoa e se anuncia o mesmo no inicio da Beira-rio, duplicação no Altiplano do Cabo Branco e Cruz das Armas. Um realinhamento de tráfego nos Bancários e na Lagoa, e um Viaduto no Geisel e outro em Mangabeira. Há medidas projetadas para aliviar o tráfego, facilitando a condução de veículos de  pequeno porte ou atraindo o usuário para o transporte coletivo. De concreto, até agora, só vejo a redução do canteiro central da Epitácio e inicio de obras em Cruz das Armas. Mas tenho esperança de ver muito mais do que as promessas de liberação de recursos do Ministério das Cidades.

Preso no trânsito há algumas horas, me deram noticia de um acidente mais na frente. Não há pessoas vitimadas, apenas danos materiais aos veículos. Pela lei,  os avariados deveriam ser retirados do eixo da avenida e, lá fora, seria resolvido  quem pagaria o prejuízo de quem. Com a faixa de rolamento reduzida à metade, diminui a capacidade  de deslocamento. Imaginem o cenário que vemos várias vezes por dia.Descem os motoristas dos veículos sinistrados e passam a discutir seus direitos. Cada um com sua razão.Chegam os peritos e a discussão se renova na presença da autoridade,cada um querendo impor sua versão. Passadas algumas horas de sofrimento para todos que esperam o desfecho da querela, o fluxo se alivia.Quando passo pelos veículos engatados, identifico os danos e a alegria de quem recebeu o impacto por trás. O culpado resolveu pagar a  lanterna quebrada... 

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